Associação Ave Lavrinha


A Lavrinha fez escola: centro de pessoas e culturas, guardiã dos seres vivos, meio para a cidadania, movimento em ambiente de aves, árvores e de gente!

Especiais artistas chegam de Liberdade, Santo Antônio, Bocaina de Minas...
Em firmes pinceladas, risos e abraços, desenham novo traçado,
linhas e formas sobre a terra em solo fértil.

Mãos colorem folhas, telas, tecidos... Transplantam mudas, transportam verduras. Violas e tambores ecoam... Espalha-se a descoberta entre vizinhos amigos.

Reformamos antigas porões, casas e quintais, esvaziados pelo tempo...

E assim como refloresce o devastado, reinventam-se sonhos, sons e imagens.

(Monte, Nietta, 2010)


A Associação Ave Lavrinha, criada em 2009 por iniciativa da proprietária da fazenda Lavrinha, visou promover a gestão participativa da RPPN Ave Lavrinha e do seu entorno. A intenção foi delegar, descentralizar, socializar propostas e decisões relativas às diversas atividades socioeducativas e ambientais, ampliando o compromisso da proprietária aos seus familiares, vizinhos, amigos, associados. Transformou-se o que é particular, em responsabilidade comum das pessoas e comunidades locais e regionais, garantindo a continuidade do trabalho para além das ideias e propostas de um indivíduo e de seu tempo. A partir dessa perspectiva, a ação e reflexão socioambientais estão aberta a todos os que desejam compartilhar de projetos presentes e futuros, enriquecidos pela colaboração ativa dos associados.